OnPage SEO | Faça você mesmo

Uma das perguntas que mais ouvimos dos nossos clientes é como se destacar no meio de tanto barulho? Como melhorar o posicionamento do seu website quanto há tanta gente postando o tempo todo?

onpage seo faça voce mesmo

Pense bem, somos BOMBARDEADOS com notícias, tweets, posts no Facebook, Instagram.. é muito barulho, é muita gente querendo chamar a atenção. Por melhor que seja seu conteúdo ele acaba passando despercebido, e todo o tempo investido em criar posts, vídeos, pesquisas e tudo mais que envolve criação de conteúdo é perdido, fica enterrado em um mar de informações.

Por um lado há o excesso de informação, e por outro há as constantes atualizações do Google que jogam centenas de milhares de websites na escuridão da internet.

Pergunto, qual o maior buscador do planeta?

Se você não esteve morando embaixo de uma rocha nos últimos anos, você sabe que é o Google.

E se eu lhe disser que é possível usar o próprio Google para impulsionar seu site? Não estou falando aqui de SEO (Search Engine Optimisation), falo de algo diferente, que é dar ao Google o que ele quer.

Mas, uma coisa que é importante entender. Como o Google encontra seu website?

O Google utilizar o que é chamado de “spiders”, que percorrem todos os sites que existem e estes bots procuram entender sobre o que seu site fala, qual o tema geral e também sobre o cada diz cada página ou post que você tenha.

O sistema de inteligência artificial do Google que faz esta varredura e classificação é extremamente inteligente, mas mesmo assim pode errar. O que acontece na maioria das vezes é que a estrutura do site que está sendo indexado é confusa ou não tem uma boa interligação entre as páginas.

O motivo pelo qual a maioria dos sites não aparece bem classificada no Google é porque quando os robôs indexam o site, é isto que eles vêem.

Site sem estrutura OnPage SEO

Site sem estrutura OnPage SEO

Um pouco confuso, não é?

Quando aplicamos as técnicas que ensinarei a seguir, o Google vê seu site assim

site com estrutura silo corretacomo aparecer no Googlecomo estar no google

O que lhe parece mais organizado? Com um site organizado e com a estrutura de links feita da maneira correta, fica muito fácil para o Google compreender do que seu site se trata.

Aquilo que é chamado de OnPage SEO é um conjunto de técnicas que quando aplicadas ao website de maneira correta, servem como um modo de corrigir e dar o Google uma visão clara do que se trata seu website.

Há diversas técnicas, e ensinarei aqui 3 técnicas básicas, e que podem ser implementadas por um usuário leigo. Se você precisar de um serviço de OnPage SEO Profissional, entre em contato conosco.

Usarei como exemplo um site construído na plataforma WordPress, por ser uma das mais utilizadas para construir websites.

Vamos lá!

1. Configurar corretamente as imagens

Quando você utiliza uma imagem no seu website, você a está configurando do modo correto? Tenho quase certo que não. Este é um ajuste simples de ser feito e que ajuda a obter alguns pontinhos e subir nos rankings.

Mas para que ajustar as imagens?

Bem, o bots utilizados pelo Google não sabe propriamente “ver” uma imagem, eles não tem a capacidade que nós temos de olhar para algo e interpretar. Se você colocar uma imagem no seu site de um carro por exemplo, ele não sabe que aquilo é um carro, ele precisa se basear em outra coisa para saber do que a imagem se trata.

Como o uso de redes sociais essencialmente visuais como o Instagram ou Pinterest, é importantíssimo que suas imagens estejam formatadas da maneira correta., e o processo é bastante simples.

As imagens no WordPress possuem duas formatações que devem ser observadas, o campo “Titulo” e o atributo chamado “Alt Text”. Pense neles como se fossem as palavras-chave das imagens. Para formatar da maneira correta é muito simples, basta preencher o campo com uma pequena combinação de 4 a 8 palavras que descrevam a imagem.

Veja abaixo

image seo google

Se a imagem acima fosse de um fusca fabricado em 1978 e na cor amarela, poderíamos utilizar os dois campos da maneira sugerida. É como se você fizesse a descrição para um humano ler. Está em duvida do que escrever? Pense em como você buscaria no Google a mesma imagem.

Este pequeno ajuste, pode aumentar em muitas vezes as visitas ao seu website. Vamos supor que você tenha um site onde venda bolos que faz em sua casa. É imprescindível que para cada imagem de um novo bolo, exista uma descrição correta!

Simples e Eficaz!

XML Sitemap

Um outro modo do Google encontrar seu site, é através de um mapa. E este mapa no caso é aquilo que é chamado de XML Sitemap. Há diversas maneira de o fazer, eu vou ensinar aqui a mais fácil, e com o uso de um plugin muito bom.

  1. Vá a aba “Plugins”Procure pelo Plugin “Google XML Sitemaps”, criado por Arne Brachhold. (há centenas de plugins, eu gosto deste)
  2. Baixe e ative o Plugin
  3. Vá até a aba “Configurações”e depois em “XML-Sitemap”
  4. Ao abrir o plugin, você verá um link escrito “Notify search engines about your sitemap or your sitemap and all-subdomains now
  5. Clique no segundo link, sitemap and all-subdomains now

Pronto, este simples ajuste tornará muito fácil para as spiders do Google e de outros buscadores entenderem sobre o seu site se trata. E subir mais alguns pontinhos na busca.

Verificar se seu site é compatível com dispositivos móveis.

Em um momento de pressa ou quando não tem nada para fazer, você acessa a internet de onde? Do computador ou do celular? Tenho quase certeza que o faz do celular, e assim também o faz mais de 70% das pessoas que usam a internet, portanto, é imprescindível que seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Neste momento tenho que dizer que, se o seu site não é compatível, é necessário que você saiba algumas verdades,

1. Você está perdendo uma quantidade absurda de tráfego

2. O Google conta como um fator de ranking a compatibilidade com dispositivos móveis, portanto, se seu site é incompatível você está sendo punido pelo Google

3. A correção não é simples, e é preciso conhecimento técnico

Mas, nada melhor para enfrentar um problema do que ficar sabendo primeiro se você o tem. Para testar vou mostrar uma ferramenta do próprio Google, que pode ser acessada em

https://search.google.com/search-console/mobile-friendly

Neste ferramenta, basta colocar o endereço do seu site, e testar. Vamos ver como fica?

E aqui está o resultado da nossa página, fomos aprovados, ufa!!

teste amigavel dispositivo movel

Espero que estas pequenas dicas sejam úteis, e ajudem seu site a subir algumas posições!

Quer saber mais sobre onpage SEO? Fale com a gente


Leonardo Wolff