7 Motivos pelo qual sua Landing Page não converte! (e como corrigir).

Se você já tem bastante tráfego para sua página e investe em anúncios pagos, como Facebook, YouTube ou outros, e ainda assim suas conversões são baixas, pode ser que ao aumentar o investimento suas visitas aumentem, mas isto não garante que compensa. Tráfego sem conversões é como acender charutos com notas de 100!

Descubra os principais motivos pelo qual sua landing page não converte e também como corrigir. Tenha atenção ao implementar estas mudanças, e sugiro que faça um por vez, para que possa analisar as métricas.

otimização de landing page

Popups

Ainda que popups sejam utilizadas há anos no mercado digital e possam ter sua utilidade ( quando bem implementadas) tenha certeza que a sua não distraia o cliente do objetivo principal da página. Uma popup que aparece depois de alguns segundos que o leitor está na página e tentar coletar um e-mail ou vender um serviço/produto pode acabar pode distrair a pessoa, e nem ela irá prestar atenção ao conteúdo da sua landing page como provavelmente não irá fornecer o e-mail ou comprar seu produto. Houve um tempo no qual eu achava que meu computador estava infectado por algum vírus, pois ao visitar alguns sites começam a surgir um monte de popups e em alguns casos eu tinha que desligar o computador, pois travava tudo. Você definitivamente não quer seu negócio associado a este tipo de experiência.

Vídeos com Autoplay

Pior que isto somente sites com música. Ter uma landing page com um vídeo que tenha autoplay habilitado é com certeza uma faca de dois gumes. Seu cliente tanto pode assistir ao conteúdo, mas é muitíssimo provável que ele feche a página e odeie seu site para sempre. Todo o trabalho com anúncios, targeting, etc estará perdido.!

Se você quer se arriscar, tenha certeza que os controles do vídeo estão habilitados para que o cliente possa parar, ou ainda melhor, comece o vídeo sempre sem som. Para as páginas que servem dispositivos móveis a melhor coisa é deixar desabilitado, pois vídeos consomem banda e as vezes travam a página, principalmente para quem usa conexão de dados. Você não quer um cliente que viu seu plano pré-pago ir pro ralo junto com seu vídeo de gatos.

Ter uma página interessante e com conteúdo pertinente é o que você quer. Tenha certeza que vez ou outra você visita sua página e atualiza.

Clareza da Mensagem

A não ser que você esteja fazendo uma seleção para ABIN ou goste de enigmas, é preciso que seu conteúdo seja claro, e que o leitor perceba rapidamente do que se trata. É importante que o conteúdo e o visual da página seja leve e conciso, e passe a mensagem de maneira clara. Também tenha certeza que o conteúdo da página condiz com o anúncio que levou o cliente até lá. Você não quer fazer um anúncio sobre carros e a pessoa cai em um site que vende pizza. Lembre-se, seu anúncio e sua página tem que falar a mesma linguagem!

Simplicidade

Similar as popup’s, ter muitos formulários para preencher ou questões a serem preenchidas de certo irá criar distração com o leitor e colocá-lo fora do trilho quanto ao seu objetivo principal. Oferecer muitas coisas ao mesmo tempo cria um ambiente confuso e pouco profissional. Use uma página por assunto. Não tente oferecer seu serviço de massagem na mesma landing page que está usando para vender seu carro. Não faz sentido, não funciona e é ruim para os negócios!

Relevância

Nada irrita mais uma pessoa do que a falta de relevância. Vamos supor que você chegou até porque quer descobrir os 7 Motivos pelo qual sua Landing Page não converte e do nada eu começo a oferecer serviços não relacionados ou falar sobre um assunto completamente diferente, além de popups e um video com autoplay habilitado.

Tem alguns sites que eu visito e fico com a impressão que estou procurando uma informação secreta, pois acho tudo menos aquilo que fui procurar. Por isto é tão importante que seu anúncio, landing page e mensagem falem a mesma linguagem. Procure utilizar as mesma palavras ou sinônimos no anúncio e na landing page, isto cria uma impressão positiva no cérebro.

Oferta Convincente

É certo que não é possível agradar a todos. Eu tenho um amigo que nem com uma oferta de férias grátis as pessoas concordam 100%. Sempre haverá aqueles que não suportam ficar em casa ou amam trabalhar, por isto, é impossível garantir que sua oferta irá agradar a todos, mas nada impede que você ofereça serviços relacionados. Vamos supor que seu nicho seja massagem. O cliente vai até o seu site, e ao tentar sair sem optar pela oferta, você pode usar uma popup (olha ela ai novamente) com intenção de saída e oferecer uma sessão de outro serviço, por exemplo, quiropraxia.

Não agradará a todo ainda assim, mas de certo terá alguns clientes a mais.

Informação Bônus: Tempo de Carregamento!

Nos dias atuais, as pessoas querem tudo em um instalar de dedos. Ninguém aceita mais ficar esperando uma página ou um vídeo carregar. O tempo de atenção das pessoas é curtíssimo e se seu site não carregar logo provavelmente elas vão abrir outra aba no Facebook ou no YouTube, e irão começar a ver outros conteúdos. Dispositivos móveis tem um papel crucial hoje em dia, e é importantíssimo que sua landing page esteja otimizada para eles. Veja alguns sinais abaixo;

  • O número de popups na sua página cria distração e demove as pessoas do objetivo principal?
  • O tempo de carregamento da sua página é superior a 2 segundos?
  • Você tem uma landing page otimizada para computadores e dispositivos móveis?
  • Seu conteúdo é muito complicado ou difícil de entender?
  • Sua Landing Page tem mais de um objetivo?
  • Suas imagens estão otimizadas?
  • Sua Landing Page é cativante e bonita?
  • Sua Landing Page tem logos de credibilidade e sinais sociais?
  • Sua página tem formulários que exigem que o usuário fique rodando a barra de rolagem o tempo todo?

Se você respondeu sim para a maior parte das perguntas, você tem um problema a ser resolvido. Verifique seus dados, refaça sua página ou peça ajuda a um profissional. Aqui na Pine3Media nós oferecemos o serviço de OnPage SEO com otimização constante. Sabia que uma página otimizada pode TRIPLICAR SUAS VISITAS NA METADE DO TEMPO?

Obrigado pela leitura!

Pine3Media